domingo, 27 de fevereiro de 2011

Resumo do mês / Summary of the month

Mês pouco movimentado, duas reuniões.
para o proximo mês será feita a agenda de estudos para o ano.

---------------------------------------------------------------------------------------------

Bit busy last two meetings.
for the next month will be the agenda for research for years.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Meu primeiro IBM (Servidor x3200 M3)

img b2fac0f98c14aff12589c576e979fcb9

12824283033

Servidor_IBM_x3200_M3_XLS56BR_Xeon_X3430_2GB_250GB_LAN_Gig_5U3

Na empresa que trabalho, adquirimos o Servidor x3200 M3 para reestruturação da rede e aposentar o antigo server improvisado que lá estava.

----------------------------------------------------------------------------------------------

É importante entender que um desktop sendo usado como servidor pode colocar em risco a operação da empresa. Porque, normalmente, essas máquinas detêm informações de e-mail, backup, do caixa da empresa. Então, se acontece uma pequena falha no disco, uma pequena falha na memória, o sistema para, a empresa da pessoa fica parada. Se você tem um servidor de verdade, esse tipo de problema pode ser evitado. Correção de memória, discos colocados numa confirguração que a gente chama de rede, que permite ter redundâncias, se falhar um disco ele sobe automaticamente os dados. Enfim, é uma forma do empresário se proteger e ter a empresa dele funcionando

----------------------------------------------------------------------------------------------

Substituto dos servidores x3200 M2

Processador: Intel Xeon® 4Core X3430 2.4 GHz 8 MB L3

Memória: PC3-10600 DDR3 2GB (2x2GB UDIMM)

Slots de Mem.: 6

Max. Mem. UDIMM: 16GB (4x4GB)

Max. Mem. RDIMM: 24GB (6x4GB) / 32GB (4x8GB)

Slots PCI-E :2x PCI-E x8, 1x PCI-E x1

Slots PCI-X: 0

Slots PCI: 2x 32-bit 33MHz

Tipo de Disco: SATA/SAS Hot-Swap 3,5"

Disco Padrão: 1 SATA H.S 250GB 7.2RPM

Max. de Discos: 4

Suporte a RAID: SR-BR10iL v2 (0,1 e 1E)

ODD: DVD-ROM SATA

REDE: 2x 10/100/1000

Fonte: 1x 401W - Fixa

Garantia: 3 Anos Onsite

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O novo desafio da IBM – Watson tem que ganhar de duas pessoas em um QUIZ?!

Em 1997, o mundo ficou maravilhado com a capacidade de um supercomputador da IBM ter conseguido derrotar o campeão de xadrez , Gary Kasparov. Foi um marco para a história da computação, uma máquina conseguiu vencer o raciocínio humano.

Desta vez a IBM vai para um desafio bem maior?!, o novo supercomputador denominado Watson, em homenagem ao fundador da IBM, Thomas J. Watson, participará do programa Jeopardy, é um dos mais legais e mais difíceis que existem, consiste no apresentar sitar uma determinada informação e a pessoa responder com uma pergunta, assim, ele descobriu o Brasil e a resposta é: Quem foi Pedro Alvares Cabral ? (na verdade o Brasil foi encontrado e não descoberto, já havia pessoas morando aqui  )

Voltando ao “super” desafio do Watson, será dado um conjunto de prédios que chegará a US$1.000.000, tem primeiro, segundo e terceiro lugar, vejam o vídeo promocional:

 

Trabalhar na IBM é sinônimo de sucesso profissional, quantas pessoas sonham em falar: Eu trabalho na IBM!, e isso é simples de explicar, a IBM inventou o mainframe, a virtualização, os chips que vão no Xbox360 e no PS3 – e vi os primeiros chips no laboratório de Austin. Vocês sabiam que a IBM é líder de pedidos de patentes em todo mundo há 3 anos consecutivos ?! Eu aprendi uma frase, nenhum executivo foi demitido até hoje por ter contratado o serviço de outsourcing da IBM - vejam o poder disso.

A IBM está longe de ser uma empresa perfeita, mas o nome em um currículo pesa e muito.

Mas, por que o diretor de marketing da IBM precisa colocar um supercomputador  no Jeopardy em vez de auxiliar no processamento no processamento de uma série de dados para a busca da cura de uma série de doenças. A respostá é marketing e isso gera bilhões.

Outra coisa, A IBM tem que provar alguma coisa para alguém nos dias de hoje ?!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Como Aprender Linux e Segurança da Informação, Início.

 

Muitas pessoas que estão começam a trabalhar com TI me perguntam: Como faço para aprender Linux e Segurança ?, a resposta não é simples já que existe uma variável muito importante: Você. Se você gosta de estudar, passar horas lendo e pesquisando, montar alguns laboratórios para a realização de testes, beleza, o aprendizado será fácil e você conseguirá bons conhecimentos nestas duas áreas, caso contrário, você terá mais dificuldade em aprender.

Digo isso pois informática é uma das áreas mais complexas de se estudar, tomo a liberdade de comprar com medicina, onde se ficarmos parados durante um período de 2 anos, teremos um imenso atraso tecnológico, principalmente para os profissionais que trabalham com mídias sociais e diretamente com a Internet, tudo muda e muito rápido. E as especializações, temos as seguintes em TI:

Arquiteto de Sistemas, Arquiteto Java, Arquiteto .Net, Administrador de ambientes virtualizados, Administrador Windows, Administrador Unix (com as suas derivações: HPUX/Solaris/AIX/Tru64), Administrador de redes (com as suas derivações: Cisco – CCNA – CCNP – CCIE -CCVP / Juniper / 3com) Administrador de Banco de Dados (com as suas variações : Oracle/MsSQL/DB2), posso continuar essa lista com centenas de cargos, vejo isso diariamente no meu trabalho onde temos uma forte segmentação de atividades e responsabilidades, até mesmo dentro da própria área com as divisões entre Consultor, Sênior, Pleno e Júnior.

Nestes últimos 2 anos eu vi o surgimento de novos cargos e profissões voltadas ao mundo de mídias sociais e Internet devido ao seu crescimento e ao surgimento de novas ferramentas como o Twitter, Facebook entre outras.

Não podemos ficar parados quando trabalhamos com medicina ou com TI, novos problemas, soluções, tecnologias e estudos aparecem a todo o mundo, a atualização profissional é necessária a cada dia, por este motivo não podemos parar de estudar. Mas como começar a entender a sopa de letrias ou a linguagem “tecnes”, como começar a estudar TI ?

Como tudo na vida, você tem que aprender a base, em sistemas operacionais comece lendo os livros do Adilson Bonan, Linux LPI 117-101 /102, os livros dele são excelentes para aqueles que desejam aprender Linux e chegar à Júnior em administração Linux, os livros abordam de forma didática termos como TCP/IP, OSI e endereçamento ip, essenciais para aqueles que desejam trabalhar com redes.

Detalhe: Os profissionais Linux ficaram mais valiosos que os profissionais Microsoft, isso é fato.

Monte uma máquina virtual no seu notebook ou desktop com uma distribuição qualquer Linux, mas lembre-se, grandes empresas nas Américas (Sul, Norte e Central) possuem instalados em mais de 80% do seu parque Linux RedHat, como RedHat é caro(você paga pelo suporte e para atualizá-lo), instalem o CentOS, ele é a versão freeware derivada do RedHat mais utilizada no mundo.

Algumas empresas começaram a utilizar Ubuntu e FreeBSD em seus servidores, em ambos os casos há uma vasta literatura tanto na Internet como em livros disponíveis, incluindo livros em português, para o mundo Ubuntu eu indico o Guia de Estudos para Certificação Ubuntu Exame LPI 199, excelente livro para aqueles que nunca viram um Linux na sua frente até para aqueles que desejam tirar a certificação voltada ao Ubuntu – LPI 199 ( um detalhe: Não soube de nenhuma empresa ou edital governamental aqui no Brasil que pediu como pré-requisito que o profissional fosse certificado Ubuntu). Para aqueles que desejam aprender mais sobre o mundo FreeBSD, eu indico o livro FreeBSD – O poder dos servidores em suas mãos.

Vamos imaginar que você gostou da vertente Linux e deseja aprender mais e brincar com servidores Linux, sejam eles voltados a banco de dados, WEB, firewall e roteadores, eu aconselho a leitura de dois livros:

Servidores Linux- Guia Prático

Linux – Guia do Administrador de Sistemas – Segunda Edição

Com estes 4 livros do mundo Linux indicados, os 2 do Adilson Bonan e os outros dois logo acima, vocês terão entre 3 a 7 meses de bons estudos e testes para realizarem em seus laboratórios. Os 4 livros abordando além do Linux o tão desejado mundo da segurança, mas o livro que eu digo para a configuração de um servidor Linux de forma segura é o Segurança para Linux, escrito a 6 anos, porém os seus conceitos, dicas e configurações são utilizados até hoje por mim e por várias pessoas que conheço no mercado, farei um review sobre ele em um próximo post. :)

As indicações dos livros acima servem tanto para pessoas autodidatas, no meu caso, e para pessoas que desejam estudar em cursos preparatórios aqui em SP, eu indico duas instituições de ensino para o mundo Linux e de Segurança voltado ao Linux:

Green Matrix

4Linux

Estas duas instituições de ensino possuem programas de ensino, localização, infraestrutura e professores adequados, quanto ao preço, eu indico uma boa pesquisa, comparativo da ementa dos cursos, e é claro, quem chora não mama, então peça desconto, assim mesmo se for parcelado, eles trabalham para fechar turmas, vai que você é o último para fechar uma turma. :)

As dicas são para você inciar neste vasto mundo de TI, focando em Linux e Segurança, mas ainda há muito mais para se aprender, veja pela quantidade de livros na estante abaixo: :)

Vários destes livros são voltados para consulta, não tem como você saber tudo, mas tem como você procurar por tudo.

por Gustavo Lima