quarta-feira, 30 de março de 2011

Resumo do mês / Summary of the month

Mês pouco movimentado, duas reuniões.

---------------------------------------------------------------------------------------------
Bit busy last two meetings.

domingo, 20 de março de 2011

A utilização do UNIX dentro das empresas nos dias de hoje.

 

por Gustavo Lima

7 de cada 10 projetos que participo na implementação ou suporte utilizam Linux como sistema operacional, os 3 restantes utilizam Windows, alguma distribuição de Unix ou são relativos a redes.

Essa proporção é muito diferente do que há 10 anos atrás, onde projetos para implementação de servidores Unix dominavam o mercado, seguidos por projetos de implementação com Windows. Uma coisa de lá para cá não mudou, as distribuições Unix mais adotadas pelo mercado brasileiro ainda são: Sun Solaris (agora denominada Oracle America® Solaris™), AIX, HP-UX e Tru64.

Quando você vai a um grande datacenter com os seus milhares de servidores e pergunta: quais sistemas operacionais UNIX você utilizam aqui?  Você ouvirá Sun solaris ou AIX em mais de 80% dos casos, e dou uma porcentagem maior ao Solaris, pois em todas as empresas que eu tive passagem como Embratel, Telefônica e GM, eu só dava suporte ao imenso parque Sun Solaris deles. Existem algumas empresas no Brasil que utilizam HP-UX e Tru64(conheço a TIM).

O motivo pelo qual a maioria das empresas brasileiras utilizam Sun Solaris ou AIX em seus datacenter está relacionado diretamente ao valor do hardware e sua capacidade, o hardware da Sun foi o mais barato durante muito tempo, onde o Sun Solaris era oferecido praticamente de graça, até pouco tempo atrás era possível fazer o download do Sun Solaris, mas após a compra da Sun pela Oracle, tudo mudou.

Logo atrás vem o AIX, um dado interessante é que a Telefônica do RJ usava Solaris até um tempo atrás, já a Telefônica de SP utilizava AIX, e grande parte do sistema de front-office da VIVO utiliza o AIX como base para diversos dos seus sistemas.

A IBM está desenvolvendo a versão 7 que atrás uma série de novas funcionalidades, muitas delas voltadas a virtualização. Até hoje há uma brincadeira que diz que um administrador AIX só precisa utilizar a ferramenta Smit para administrar todo um ambiente, e isso não é mentira, a IBM criou na minha opinião, a melhor ferramenta de centralização de administração UNIX de todos os tempos, com o Smit é possível executar mais de 95% de todas as funções administrativas e de suporte de um ambiente UNIX, sem ele, os administradores AIX ficam perdidos.

Olhem como é o Smit

Você já devem ter ouvido que UNIX é tudo igual, se administro Sun Solaris eu consigo administrar um AIX. Pois bem, digo-lhes que não é bem assim, isso devido a grande diferença de comandos e particularidades que cada uma destas distribuições possui. Há um redbook desenvolvido pela IBM para facilitar a migração de administradores Sun Solaris para o mundo IBM, devido a grande diferença entre estas duas distribuições.

HP-UX e Tru64 são duas distribuições que vocês acham em pouquíssimas empresas, nem há muitos administradores para estas duas distribuições no mercado, isso porque o hardware para suporta-los era muito caro em comparação com Sun Solaris e AIX, não sei como está hoje.

O UNIX possui mais de 40 anos e abaixo segue uma lista com as distribuições existentes hoje baseadas nele:

1BSD
2BSD
3BSD
4BSD
4.4BSD Lite 1
4.4BSD Lite 2
386 BSD
Acorn RISC iX
Acorn RISC Unix
AIX
AIX PS/2
AIX/370
AIX/6000
AIX/ESA
AIX/RT
AMiX
AOS Lite
AOS Reno
AppleTV
ArchBSD
ASV
Atari Unix
A/UX
BOS
BRL Unix
BSD Net/1
BSD Net/2
BSD/386
BSD/OS
CB Unix
Chorus
Chorus/MiX
Coherent
CTIX
CXOs
Darwin
Debian GNU/Hurd
DEC OSF/1 ACP
Dell Unix
DesktopBSD
Digital Unix
DragonFly BSD
Dynix
Dynix/ptx
ekkoBSD
Eunice
FireFly BSD
FreeBSD
FreeDarwin
GNU
GNU-Darwin
Gnuppix GNU/Hurd-L4
HPBSD
HP-UX
HP-UX BLS
IBM AOS
IBM IX/370
Interactive 386/ix
Interactive IS
iOS
iPhone OS
iPod OS
IRIS GL2
IRIX
Linux
Lites
LSX
Mac OS X
Mac OS X Server
Mach
MERT
MicroBSD
Mini Unix
Minix
Minix-VMD
Sinix ReliantUnix
MIPS OS RISC/os
MirBSD
Mk Linux
Monterey
more/BSD
mt Xinu
MVS/ESA OpenEdition
NetBSD
NeXTSTEP
NonStop-UX
Open Desktop
Open UNIX
OpenBSD
OpenDarwin
OpenServer
OpenSolaris
OPENSTEP
OS/390 OpenEdition
OS/390 Unix
OSF/1
PC-BSD
Solaris
PC/IX
Plan 9
Plurix
PureDarwin
PWB
PWB/UNIX
QNX
QNX RTOS
QNX/Neutrino
QUNIX
ReliantUnix
Rhapsody
RISC iX
RT
SCO UNIX
SCO UnixWare
SCO Xenix
SCO Xenix System V/386
Security-Enhanced Linux
Silver OS
Sinix
SPIX
SunOS
Triance OS
Tru64 Unix
Trusted IRIX/B
Trusted Solaris
Trusted Xenix
TS
Tunis
UCLA Locus
UCLA Secure Unix
Ultrix
Ultrix 32M
Ultrix-11
Unicos
Unicos/mk
Unicos/mp
Unicox-max
UNICS
UniSoft UniPlus
UNIX 32V
UNIX Interactive
UNIX System III
UNIX System IV
UNIX System V
UNIX System V Release 2
UNIX System V Release 3
UNIX System V Release 4
UNIX System V/286
UNIX System V/386
UNIX Time-Sharing System
UnixWare
UNSW
USG
Venix
Xenix OS
Xinu
xMach
z/OS Unix System Services

Acabei encontrando mais estas distribuições abaixo na internet, vejam como o Unix é popular.

ABCenix
ACIX
AD
ÆrieBSD
Altos System V
ARIX
AurOS
BKUNIX
BOS/X
C Executive
CLIX
Consensys Unix
Concentrix
ConvexOS
CPIX
Cromix
CX/UX
DC/OSx
DG/UX
DISTRIX
DNIX
Domain/OS
DRM System
DTIX
DVIX
ENIX
EP/IX
Esix SVR4
Eurix
FOR:PRO
FreeMiNT
FTX
Genix
HCR
Helios
HEP-UPX
HI-UX
IDRIS
INOS
LSX
LynxOS
MachTen
MacMach
MAXION/OS
MCS
Micronix
Microport SVR4
MicroPort Unix
VOLVIX
Xoftnix
Zeus
Mimos
MMOS
MP-RAS UNIX
MST UNIX
Mulplix
Munix
NachOS
NCR Unix
NDIX
News-OS
NUXI
Oasis
ONIX
OPUS
OS 9
OS/MP
OSx
PCUNIX
PNX
QNIX
Regulus
RT/EMT
RTUX
SORIX
SOX
Sphinx
SPP-UX
Stellix
SUNIX
Super-UX
System B
Thix
TI System V
TNIX
Topix
TOS
Tropix
UHC Unix
Umax
Uniq
Unisis
Unity
UNOS
UTEK
UTS
UTX/32S
UX
UXP/DS
UZIX
VM/IX
   

Para aqueles  que gostam de saber da evolução do Unix, segue o [link] que possui um chart em pdf com todo o processo evolutivo de um dos melhores Sistemas Operacionais do mundo.

sábado, 5 de março de 2011

Profissionais de segurança especializados em telefone celular ?

Profissionais de segurança da informação com fortes conhecimentos em sistemas operacionais que rodam em celulares começaram a ser requisitados por várias empresas, isso porque estes aparelhos não são mais itens de comodidade, mas sim de necessidade, para pessoas e empresas. Quantos negócios são fechados e encerrados em poucos segundos com uma simples ligação ?!

É claro também, que a ansiedade humana aumentou e muito devido a este aparelhinho, mas falando sobre segurança, virou praticamente moda possuir um celular com um sistema operacional que aceita a contribuição de desenvolvedores para criação de novas aplicações, excelente não ?! O que seria do Iphone ou do Android se suas respectivas empresas, Apple e Google, não liberassem frameworks de desenvolvimento para eles ?!

Temos milhares de aplicações para estes dois aparelhos, e milhões de empresas e pessoas já começaram a lucrar com elas, mas um grupo de indivíduos começou a utilizar esta tecnologia para outros fins. Hackers e Crackers já desenvolveram aplicações dedicadas para o Android, só para verificar a segurança de redes WiFi, o Iphone já possui alguns malwares e excelente exploits para explorar algumas vulnerabilidades. Dentro em breve encontraremos Androids e Iphones dedicados para testes de invasões, não só para redes WiFi, mas também para serviços telefônicos como SMS e outros, e as suas empresas entrarão em uma fase que a Microsoft e a Adobe conhece muito bem, das atualizações urgentes devido as vulnerabilidades em seus produtos.

É comum termos diversos dos nossos dados copiados em celulares, imaginem o estrago que seria o roubo destes dados, quanto você pagaria para recuperá-los ? E a integração Celular e Cartão de Crédito ? A Coreia do Sul já está utilizando este tipo de tecnologia em larga escala, alguém já testou o nível de segurança deste novo sistema.

O desenvolvimento de aplicações seguras para estes aparelhos começou a aumentar, mas ainda esbarra nos recursos escassos que eles possuem, CPU e Memória. Um simples boot em um celular consegue apagar uma série de registro e informações, imaginem um vírus ou malware utilizando deste recurso em suas vítimas.

Profissionais de segurança da informação com conhecimento em técnicas de intrusão ou engenharia social utilizando celulares já é uma realidade, agora a especialização para mim é uma questão de poucos anos.