Conceitos Básicos
Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Orientado a Objetos
O desenvolvimento dos Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Orientado a Objetos (SGBDOO) teve origem na combinação de idéias dos modelos de dados tradicionais e de linguagens de programação orientada a objetos.No SGBDOO, a noção de objeto é usada no nível lógico e possui características não encontradas nas linguagens de programação tradicionais, como operadores de manipulação de estruturas, gerenciamento de armazenamento, tratamento de integridade e persistência dos dados.
Os modelos de dados orientados a objetos tem um papel importante nos SGBDs porque, em primeiro lugar, são mais adequados para o tratamento de objetos complexos (textos, gráficos, imagens) e dinâmicos (programas, simulações). Depois, por possuírem maior naturalidade conceitual e, finalmente, por estarem em consonância com fortes tendências em linguagens de programação e engenharia de software. O casamento entre as linguagens de programação e banco de dados é um dos problemas que estão sendo tratados de forma mais adequada no contexto de orientação a objetos.
Apresenta-se adiante os conceitos básicos de modelos de dados e SGBDs orientados a objetos.
Modelos de Dados Orientados a Objetos
Superficialmente, pode-se dizer que orientação a objetos corresponde à organização de sistemas como uma coleção de objetos que integram estruturas de dados e comportamento. Além desta noção básica, a abordagem inclui um certo número de conceitos, princípios e mecanismos que a diferenciam das demais. Seus principais conceitos são apresentados em seguida.Abstração
É a consideração apenas das propriedades comuns de um conjunto de objetos, omitindo os detalhes, utilizada com freqüência na definição de valores similares e na formação de um tipo a partir de outro, em diferentes níveis de abstração. O uso de abstrações permite a geração de tipos baseada em hierarquias de tipos e de relacionamentos.
Os principais conceitos de abstração utilizados em banco de dados são generalização e agregação. A generalização corresponde à associação "é um" onde, a partir de propriedades comuns de diferentes entidades, é criada uma outra entidade. O processo inverso é a especialização. A agregação corresponde a associação "parte de".
Objeto
Os objetos são abstrações de dados do mundo real, com uma interface de nomes de operações e um estado local que permanece oculto. As abstrações da representação e das operações são ambas suportadas no modelo de dados orientado a objetos, ou seja, são incorporadas as noções de estruturas de dados e de comportamento. Um objeto tem um estado interno descrito por atributos que podem apenas ser acessados ou modificados através de operações definidas pelo criador do objeto. Um objeto individual é chamado de instância ou ocorrência de objeto. A parte estrutural de um objeto (em banco de dados) é similar à noção de entidade no modelo Entidade-Relacionamento.
Identidade de Objeto
Num modelo com identidade de objetos, estes têm existência independente de seus valores correntes e dos endereços de armazenamento físico. A identidade do objeto é geralmente gerada pelo sistema. A impossibilidade de garantir a identificação de objetos exclusivamente através de suas propriedades estruturais e comportamentais motivou a definição de identificadores únicos de objetos, que persistem no tempo de forma independente ao estado interno do objeto.
A identidade de objetos elimina as anomalias de atualização e de integridade referencial, uma vez que a atualização de um objeto será automaticamente refletida nos objetos que o referenciam e que o identificador de um objeto não tem seu valor alterado.
Objetos Complexos
Os objetos complexos são formados por construtores (conjuntos, listas, tuplas, registros, coleções, arrays) aplicados a objetos simples (inteiros, booleanos, strings). Nos modelos orientados a objetos, os construtores são em geral ortogonais, isto é, qualquer construtor pode ser aplicado a qualquer objeto. No modelo relacional este não é o caso, visto que só é possível aplicar o construtor de conjuntos às tuplas e o construtor de registro a valores atômicos.
A manutenção de objetos complexos, independente de sua composição, requer a definição de operadores apropriados para sua manipulação como um todo, e transitivos para seus componentes. Exemplos destas operações são: a atualização ou remoção de um objeto e cópia profunda ou rasa.
Encapsulamento
O encapsulamento possibilita a distinção entre a especificação e a implementação das operações de um objeto, além de prover a modularidade que permite uma melhor estruturação das aplicações ditas complexas, bem como a segurança dentro do sistema. Em banco de dados se diz que um objeto está encapsulado quando o estado é oculto ao usuário e o objeto pode ser consultado e modificado exclusivamente por meio das operações a ele associadas.
Existe uma certa discussão sobre as consultas em banco de dados quando está incorporada a noção de encapsulamento: Deve-se tornar visível apenas as operações e deixar ocultos os dados e as implementações ? É interessante relaxar o encapsulamento apenas para as consultas ? Como deve ser realizada a otimização de consultas em SGBDOO com encapsulamentos ?
Tipo de Objetos
O tipo de objeto pode ser visto como a descrição ou especificação de objetos. Um tipo possui duas partes, interface (visível para o usuário do tipo) e implementação (visível só para o usuário construtor do tipo).
Existem várias vantagens em se ter um sistema de tipos em um modelo de dados. Além de modularidade e segurança, do ponto de vista da evolução do sistema os tipos são especificações do comportamento que podem ser compostos e modificados incrementalmente, para formar novas especificações.
Classes
Um conjunto de objetos que possui o mesmo tipo (atributos, relacionamentos, operações) pode ser agrupado para formar uma classe. A noção de classe é associada ao tempo de execução, podendo ser vista como uma representação por extensão, enquanto que o tipo é uma representação intencional. Cada classe tem um tipo associado, o qual especifica a estrutura e o comportamento de seus objetos. Assim, a extensão da classe denota o conjunto dos objetos atualmente existentes na classe e o tipo provê a estrutura destes objetos.
Herança
Herança é um mecanismo que permite ao usuário definir tipos de forma incremental, por refinamento de outros já existentes, permitindo composição de tipos em que as propriedades de um ou mais tipos são reutilizadas na definição de um novo tipo. De fato, ela corresponde a transferência de propriedades estruturais e de comportamento de uma classe para suas subclasses.
As principais vantagens de herança são prover uma maior expressividade na modelagem dos dados, facilitar a reusabilidade de objetos e definir classes por refinamento, podendo fatorar especificações e implementações como na adaptação de métodos gerais para casos particulares, redefinindo-os para estes, e simplificando a evolução e a reusabilidade de esquemas de banco de dados.
Tipos de Herança
Os dois tipos de herança, simples e múltipla, são descritos a seguir:
- Herança Simples: Na herança simples um certo tipo pode ter apenas um supertipo, da mesma forma uma subclasse só herda diretamente de uma única classe. Podemos classificar esta herança em quatro subtipos: de substituição, de inclusão, de restrição e de especialização.
- Herança Múltipla: Nesta herança um tipo pode ter supertipos e os mesmos refinamentos de herança simples. Há basicamente dois tipos de conflitos referentes à herança múltipla: entre o tipo e o supertipo e entre múltiplos supertipos. O primeiro pode ser resolvido dando-se prioridade à definição presente no tipo, e não a no supertipo. Com os conflitos entre múltiplos supertipos, como uma resolução por default pode causar heranças não desejadas, a abordagem mais segura é baseada na requisição explícita da intervenção do usuário.
As mensagens são a forma mais usada para se ativar os métodos. Num SGBDOO os objetos se comunicam e são ativados através de mensagens enviadas entre eles.
Polimorfismo Em sistemas polimórficos uma mesma operação pode se comportar de diferentes formas em classes distintas. Como exemplo temos o operação print que será implementada de forma diferente se o objeto correspondente for um texto ou uma imagem: dependendo do objeto teremos um tipo de impressão. Tem-se também polimorfismo quando ocorre a passagem de diferentes tios de objetos como parâmetros enviados a outros objetos
Um mesmo nome pode ser usado por mais de uma operação definida sobre diferentes objetos, o que caracteriza uma sobrecarga (overloading). A redefinição do operador para cada um dos tipos de objetos definidos caracteriza uma sobreposição (overriding). As operações são ligadas aos programas em tempo de execução caracterizando o acoplamento tardio ou late binding.
Outros conceitos Finalmente há duas propriedades fundamentais para a construção de um SGBDOO: extensibilidade e completude computacional. A primeira garante que o conjunto de tipos oferecidos pelo sistema permite a definição de novos tipos e não há distinção entre os tipos pré-definidos e os definidos pelo usuário. A segunda implica que a linguagem de manipulação de um banco de dados orientado a objetos pode exprimir qualquer função computacional.
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