terça-feira, 7 de junho de 2011

Banco de Dados Orientado a Objetos pt 4

14Persistência em Banco de Dados Orientado a Objeto.

O termo persistência é raramente utilizado no contexto de banco de dados. Preferencialmente, o termo usado é banco de dados, que conota o espaço de objeto resiliente, concorrentemente compartilhado. A função de um sistema de gerenciamento de banco de dados é permitir o acesso e a atualização simultâneos de bancos de dados persistentes. A fim de garantir a persistência dos dados a longo prazo, os sistemas de gerenciamento de banco de dados utilizam várias estratégias de recuperação em caso de falhas na transação, no sistema ou no meio.
Há uma relação fundamental entre o compartilhamento e a persistência simultâneos em banco de dados. As atualizações de transação devem persistir, mas, como o banco de dados persistentes é ao mesmo tempo acessado e atualizado, o sistema de gerenciamento de banco de dados deve preocupar-se com a coerência dos objetos de dados persistentes. Isso normalmente é obtido por meio de estratégias de controle e recuperação concorrentes.

Níveis de Persistência

Os dados manipulados por um banco de dados orientado a objeto podem ser transientes ou persistente. Os dados transientes só são validos dentro de um programa ou transação, eles se perdem quando o programa ou a transação termina. Os dados persistentes, por outro lado, são armazenados fora do contexto de um programa e assim sobrevivem a varias invocações de programas.
Dados persistentes normalmente consistem nos bancos de dados compartilhado, acessados e atualizados através de transações. Por exemplo, banco de dados pessoais, banco de dados de inventário e banco de dados de vendedores, contas ou itens, todos contem dados persistentes. No entanto, há vários níveis de persistência. Os objetos menos persistentes são aqueles criados e destruídos em procedures. Depois, há os objetos que persistentem dentro do espaço de trabalho de uma transação, mas que são invalidados quando a transação termina. As transações são normalmente executadas dentro de uma sessão. O usuário estabelece seu login e define diferentes parâmetros ambientais dentro de um sessão, como caminhos, opções de exibição, janelas, etc. Se o sistema suportar o multiprocessamento, várias transações poderão estar ativas dentro da mesma sessão de usuário ao mesmo tempo. Todas estas transações compartilharão os objetos da sessão. No entanto, quando o usuário terminar a sessão, os objetos da sessão serão invalidados. O único tipo de objeto que persiste através das transações são objetos permanentes normalmente compartilhados por vários usuários. Esses objetos persistem através de transações, instabilizações de sistema e ate de meio. Tecnicamente, esses são os objetos recuperáveis do banco de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário