segunda-feira, 23 de maio de 2011

O que é XML

Hoje começamos a publicar material de apoio para os estudos

Introdução

A XML (eXtensible Markup Language, ou Linguagem de Marcação Estendida) é um subconjunto da SGML (Standard Generalized Markup Language, ou Linguagem de Marcação Padrão Generalizada) que permite que uma marcação específica seja criada para especificar idéias e compartilhá-las na rede. Ela tem as virtudes da SGML e da HTML sem qualquer das limitações óbvias.

Pontos fortes da XML

  • Inteligência: a XML é inteligente para qualquer nível de complexidade. A marcação pode ser alterada de uma marcação mais geral como "<CÃO> Lassie </CÃO>" para uma mais detalhista, como "<CÃO> <VENHA_PARA_CASA> <COLLIE> Lassie </COLLIE> </VENHA_PARA_CASA> </CÃO>". As idéias são bem marcadas para que "<VENDO_DOIS> duplo </VENDO_DOIS>" e "<MAIS_LICOR> duplo </MAIS_LICOR>" sejam sempre valores diferentes. A informação conhece a si mesma. Não é necessária mais nenhuma idéia indesejável;
  • Adaptação: a XML é a língua-mãe de outras linguagens. Assim, linguagens como DickML e JaneML tornaram-se possíveis. A adaptação é infinita. Marcações personalizadas podem ser criadas para qualquer necessidade. Se uma marcação que descreva como uma pizza pepperoni é diferente de uma pizza calabresa for necessária, ela pode ser feita;
  • Manutenção: a XML é fácil de manter. Ela contém somente idéias e marcações. Folhas de estilos e links vêm em separado, e não escondidas no documento. Cada um pode ser alterado separadamente quando preciso com fácil acesso e fáceis mudanças. Não é preciso mais se achar em uma bagunça de marcações;
  • Ligação: a XML possui uma maneira de ligar que inclui todas as formas de ligação. Não só isso; ela liga de maneiras que a HTML não pode. A HTML pode fazer de uma maneira simples, onde um objeto se liga a outro. A XML faz isso, mas também pode ligar dois ou mais pontos a uma idéia. Existem ainda links gêmeos que ligam todas as ideías dentro de uma mesma. Qualquer link entre uma idéia pode ser manipulado de uma única maneira;
  • Simplicidade: a XML é simples. Um usuário de média experiência que olha a XML pode achá-la difícil de acreditar no que vê. Comparada com a HTML não. Comparada com a SGML é um estudo de simplicidade. A especificação da SGML tem 300 páginas. A da XML, 33. Idéias obscuras e desnecessárias foram retiradas em favor de idéias concisas. A XML vai direto ao ponto;
  • Portabilidade: a XML é de fácil portabilidade. A razão da sua existência é força e portabilidade. A SGML tem força. A HTML tem portabilidade. A XML tem ambas. A XML pode ser navegada com ou sem o seu DTD (Document Type Definition, ou Definição de Tipo de Documento - as normas que definem como as tags são estruturas nos documentos XML), tornando o download mais rápido. Tudo que um navegador precisa para ver XML é ter a noção que ela própria e a folha de estilos controlam a aparência. Se uma validação estrita é necessária, o seu DTD pode acompanhá-lo e fornecer detalhes exatos da sua marcação.

Objetivos do desenvolvimento da XML

A especificação da XML primou pelos seguintes objetivos:

  • Deveria ser claro usar a XML na Internet;
  • A XML deveria suportar uma grande variedade de aplicações;
  • A XML deveria ser compatíel com SGML;
  • Deveria ser fácil escrever programas que processem documentos XML;
  • O número de recuros opcionais em XML deveria ser mantido em um mínimo absoluto, idealmente zero;
  • Os documentos XML deveriam ser legíveis pelos seres humanos e razoavelmente claros;
  • O projeto XML deveria ser preparado rapidamente;
  • O projeto XML deveria ser formal e conciso;
  • Os documentos XML deveriam ser fáceis de serem criados;
  • A concisão na marcação em XML é de mínima importância.

Como a XML é definida

A XML é definida pelas seguintes especificações:

  • Extensible Markup Language (XML) 1.0: define a sintaxe da XML;
  • XML Pointer Language (XPointer) e XML Linking Language (XLink): define um padrão para representar os links entre os recursos. Além dos links simples, como a tag <A> da HTML, a XML possui mecanismos para ligar recursos múltiplos e diferentes. A XPointer desceve como endereçar um recurso, e a XLink descreve como associar dois ou mais recursos;
  • Extensible Style Language (XSL): define a linguagem de folhas de estilos padão para a XML.

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